Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O empregado é obrigado a vender suas férias quando imposto pela empresa?

Publicado por Bruna Fernandes
há 7 anos

NÃO!

A conversão de um terço das férias em abono pecuniário deve ser uma OPÇÃO do empregado, e não pode ser imposta pelo empregador, sob pena de nulidade.

A coação da empregadora no sentido de obrigar a conversão é ato nulo, sendo devido ao trabalhador a complementação da dobra referente aos dias abonados acrescidos do terço constitucional.

Assim, em uma eventual Ação Trabalhista, comprovado que a empresa impôs ao empregado a conversão de dez dias de férias em abono, o mesmo faz jus a indenização do período convertido.

Segue abaixo um julgado sobre o tema:

"FÉRIAS. ABONO PECUNIÁRIO IMPOSTO PELA EMPRESA. INDENIZAÇÃO. A conversão de 1/3 de férias em abono pecuniário constitui faculdade assegurada ao trabalhador, nos termos do art. 143 da CLT. O empregado a quem foi imposta a conversão das férias em abono faz jus à indenização em dobro dos dez dias não concedidos por aplicação analógica do art. 137 da Consolidação das Leis Trabalhistas. (TRT da 3a Região; Processo: 0000794-08.2014.5.03.0071 RO; Data de Publicação: 24/07/2015; Disponibilização: 23/07/2015, DEJT/TRT3/Cad. Jud. Página 198; Órgão Julgador: Sétima Turma; Relator: Convocado Cléber Lúcio de Almeida; Revisor: Paulo Roberto de Castro)."

  • Publicações27
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações401
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-empregado-e-obrigado-a-vender-suas-ferias-quando-imposto-pela-empresa/466698819

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)