Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

É possível o parcelamento do débito em execução trabalhista?

Publicado por Bruna Fernandes
há 7 anos

Atualmente o artigo 916 do Novo Código de Processo Civil possibilita o pagamento parcelado do valor que está em execução, quando o executado reconhece o valor devido e deixa de se opor à execução.

Basta o executado depositar o valor de 30% e apresentar o plano de parcelamento, em até 6 parcelas mensais, com juros e atualização.

Discute-se, então, a possibilidade de aplicação do referido artigo ao processo do trabalho, sendo questionável se o Juiz pode negar provimento ao pedido de parcelamento.

Porém, é permitida a utilização do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho de forma subsidiária, por força do seu artigo 769 da CLT, nos casos omissos.

Ademais, o parcelamento tem sua razão de ser, servindo como um incentivo para o devedor efetuar o pagamento o mais brevemente possível.

Não é novidade a quantidade de processos em grau de recurso existentes em nosso ordenamento jurídico, motivo pelo qual milhares de processos se arrastam pelas unidades judiciárias e se amontoam pelos escaninhos dos Tribunais do País.

A CLT, sempre utilizada pelo parâmetro de rapidez e celeridade, tem permanecido intacta em seu berço, enquanto a legislação processual civil se remodela procurando adequar-se às necessidades da sociedade contemporânea.

A possibilidade de parcelamento oferece mais vantagens que desvantagens, o que se verifica em inúmeros casos nos quais o devedor fez uso correto do parcelamento, extinguindo de forma amigável uma discussão judicial que poderia perdurar por longos anos.

Para o credor, a perspectiva de receber seu crédito no prazo máximo de 7 meses também é vantajosa, na medida em que dificilmente o tempo de tramitação da execução seria inferior a isso, caso o réu se opusesse à execução.

A aplicação subsidiária do artigo 916 do Novo Código de Processo Civil ao processo do trabalho significa notável avanço processual e caminha ao encontro de antigo desiderato da sociedade, de dar solução às demandas de forma rápida e eficiente, anseio cuja norma programática se encontra esculpida no disposto art. , LXXVIII, CRFB/88 que assegura “a todos, no âmbito judicial e administrativo (...) a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

  • Publicações27
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24886
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-o-parcelamento-do-debito-em-execucao-trabalhista/466715215

Informações relacionadas

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Pedido de parcelamento de condenação em reclamação trabalhista

Jucineia Prussak, Advogado
Notíciashá 7 anos

Dívida de execução trabalhista pode ser parcelada com base no novo CPC, diz TRT-3

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

TRT-3 considera que parcelamento de débito previsto no artigo 916 do Novo CPC é aplicável à execução trabalhista

Bruna Lais, Advogado
Modeloshá 5 anos

Parcelamento Divida Trabalhista

Karine Odorizzi Vieira, Advogado
Artigoshá 6 anos

A inaplicabilidade do parcelamento em sede de cumprimento de sentença

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

a PL que sugeria o parcelamento de processos em 18 vezes foi aprovada continuar lendo

Gostaria de saber e a PL que sugeria o parcelamento de de processo trabalhistas em 18 vezes foi aprovada e quando. continuar lendo

O projeto de Lei 2863/20 que permite o parcelamento dos processos trabalhistas periodo de pandemia pandemia em até 60 meses , está vigente?? Poderia comentar ? Agradeço 🙏 continuar lendo

O problema é a norma inserta no § 7º do próprio Art. 916, do CPC! continuar lendo

Ótimo texto! continuar lendo